A educação a distância, é conhecida por muitos como EAD que se configura como uma modalidade de construção do conhecimento em que os professores e alunos estão separados fisicamente, portanto, se faz necessária a utilização da tecnologia para a transmissão e recebimento de informações. Ou seja, em um sistema de e-Learning, não há a necessidade de um horário, data, ou lugar pré-estabelecidos para que a troca de conhecimento possa acontecer.

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software livre que promove a interação entre professores e alunos na internet. Na chamada EAD, é uma forma de ensino/aprendizagem/treinamento mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes, é um sistema muito utilizado no Brasil e em outras partes do mundo devido às suas propriedades que oferecem flexibilidade, melhor custo-benefício e adaptação pessoal. Com o acúmulo de benefícios esse sistema vem atraindo um número cada vez maior de professores e empresas interessadas em compartilhar conhecimento com seus alunos, usuários ou colaboradores.

Apesar da grande variedade de plataformas especializadas em e-learning existentes no mercado atualmente, a de maior destaque em relação aos seus concorrentes é o Moodle. Dados de 2017 mostra que ele possui mais de 12 milhões de cursos, 82 mil instalações e mais de 105 milhões de alunos distribuídos em mais de 236 países. Além de ser uma ferramenta fácil de ser utilizada, o Moodle possui uma comunidade ativa que vem trabalhando para melhor sua performance e garantir suas funcionalidades mantendo a experiência do usuário simplificada e com entendimento didático.

Esta possibilidade de estudar e ensinar de qualquer lugar que possua Internet está atraindo muitos professores e equipe de treinamento e empresas em todo o mundo, assim como alunos que não possuem uma instituição de ensino próxima para estudarem ou até mesmo possuem problemas para locomoção até uma instituição física. Na educação a distância, o aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, pois ele possui uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

Entre em contato

Responderemos o mais rápido possivel